Filtros

Adipômetros

O Adipômetro é um equipamento que serve para medir a espessura de uma dobra cutânea, muito utilizado por profissionais de educação física, nutricionistas e nutrólogos para realizar a análise da composição corporal dos avaliados.

A adipometria, técnica que utiliza o Adipômetro, é muito usada por profissionais para realizar o acompanhamento de atletas, pessoas que querem ganhar massa muscular e/ou diminuir o percentual de gordura, ou simplesmente acompanhar a redução das medidas corporais, fornecendo dados que possibilitam entender se a prescrição da dieta e dos exercícios estão dando o resultado esperado.

Também conhecido pelo nome de Plicômetro, o Adipômetro pode ser encontrado nos modelos de Adipômetros Clínicos e Adipômetros Científicos. 

A principal diferença é a resolução de leitura do resultado, sendo que o Adipômetro Clínico fornece os resultados em milímetros e o Adipômetro Científico em décimos de milímetros.

Os Adipômetros da Sanny são todos certificados pela ANVISA e acompanham laudo de calibração, o que garante precisão e qualidade para serem utilizados por profissionais.

Conheça os Adipômetros disponíveis para venda em nosso site!

O que são Adipômetros?

O Adipômetro consiste em um instrumento utilizado para medir a espessura do tecido adiposo em diferentes regiões do corpo para calcular o percentual de gordura corporal do indivíduo.

Para  obter os valores de composição corporal e consequentemente a taxa de gordura corporal, as medidas obtidas com o Adipômetro são inseridas em equações de regressão. O Adipômetro auxilia a realizar o acompanhamento da redução das medidas corporais no indivíduo.

Com o auxílio da tecnologia, existem atualmente diferentes tipos de Adipômetro ou Plicômetro, como também é conhecido. Há opções de modelos clínicos e científicos. Abaixo, você encontrará as principais diferenças.

É necessário utilizar um equipamento que tenha certificação  do órgão responsável (ANVISA), para obter dados precisos e  não sofrer as penalidades legais previstas em lei por utilizar um equipamento não certificado. O equipamento quando é validado, recebe a confirmação de que realiza a medição de forma correta e por isso é uma ferramenta de precisão adequada.

Para que servem os Adipômetros?

O Adipômetro, também conhecido pelo nome de Plicômetro ou Compasso de Dobras Cutâneas, serve para medir a espessura de uma dobra cutânea.

Nessa técnica, um profissional realiza a mensuração das dobras cutâneas corporais utilizando um Adipômetro, ao inserir os valores das dobras em uma equação de regressão obtém os dados da composição corporal. 

Para realizar a Adipometria é necessário um Adipômetro. Alguns profissionais não sabem as diferenças entre os Adipômetros Científicos e os Adipômetros Clínicos, o que acaba gerando uma série de dúvidas no momento de adquirirem seu primeiro modelo.

Abaixo, vamos mostrar as principais diferenças entre os modelos de Plicômetros!

Nomenclatura: Adipômetro, Plicômetro ou Compasso de dobras cutâneas

Ainda existem dúvidas entre os profissionais sobre qual a nomenclatura correta do equipamento responsável por medir a espessura da dobra cutânea. 

Porém, usar tanto a palavra Adipômetro como Plicômetro ou mesmo Compasso de Dobras Cutâneas estão corretas ao se referir ao equipamento.

Modelos de Adipômetros: clínicos x científicos

A principal diferença entre os modelos de Adipômetros Clínicos e Científicos, é que o modelo científico tem uma grande vantagem. Calma, vamos explicar melhor!

Enquanto os modelos clínicos apresentam os resultados com resolução em milímetros, os científicos têm resolução em décimos de milímetros e por esse motivo, apresentam maior precisão. 

Apenas para exemplificar, 1 décimo de milímetro (0,1 mm) é igual a 1 milímetro divido em dez partes. 

Uma folha de papel tem aproximadamente 1 décimo de milímetro, 10 folhas de papéis representam 1 milímetro. As réguas também exemplificam bem o que é 1 mm, cada espaço entre os riscos menores representa 1 milímetro.

Como visualizar os resultados em Adipômetros

Os Adipômetros Clínicos contam com uma escala graduada fixa para mostrar os resultados, já os modelos de Adipômetros Científicos apresentam os resultados através de um Relógio Comparador.

Os modelos de Plicômetros Clínicos da marca Sanny apresentam os resultados através de uma escala graduada em Inox.

Enquanto os modelos de Plicômetros Científicos Sanny são equipados com Relógio Comparador com engrenagens montadas sobre mancais de rubi com alta precisão dimensional.

Qual modelo de Adipômetro escolher?

Os dois modelos da Sanny permitem que o profissional realize uma excelente avaliação da composição corporal, porém o Adipômetro Científico, por ter a resolução de leitura em décimos de milímetros, mostra o resultado da medida da dobra cutânea com maior exatidão. 

A Sanny fabrica o Adipômetro Científico Leitura Direta que possui apenas um ponteiro, facilita a leitura do resultado e garante precisão.

Você também deve avaliar o investimento que deseja realizar, os Adipômetros Científicos apresentam valores mais elevados em relação aos Adipômetros Clínicos.

IMPORTANTE: De acordo com a norma técnica RDC/16 emitida pela ANVISA, Adipômetros e Plicômetros são considerados correlatos da saúde e tem OBRIGATORIEDADE de registro ANVISA. O profissional que utilizar equipamento sem o devido registro, está sujeito a sofrer as penalidades previstas em lei.

Adipômetros Sanny cadastrados na ANVISA!

O Adipômetro ou Plicômetro, independente do modelo, por se tratar de um correlato da área da saúde, tem obrigatoriedade de cadastro junto a ANVISA.

A Sanny, fabricante dos Adipômetros e dos produtos Sanny, é uma empresa com AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) emitida pela ANVISA e possui cadastro de todos os Adipômetros fabricados da marca Sanny.

Além disso, passamos por auditorias anuais realizadas pela ANVISA, garantindo um processo de fabricação que segue todas as normas estipuladas para equipamentos médicos.

Qual o peso de um Adipômetro?

Os modelos de Adipômetro Clínico ou Adipômetro Científico são equipamentos extremamente leves.

O Adipômetro Clínico Sanny pesa apenas 135 gramas e os modelos dos Adipômetros Científicos Sanny pesam 290 gramas. 

Podemos ver que o modelo Científico pesa mais, porém a diferença não é significativa mesmo para profissionais que realizam várias avaliações de forma consecutivas.

Adipômetros: calibração e laudos

Todos os Adipômetros, independente do modelo, devem ser calibrados e ter um laudo emitido pelo fabricante. Por isso, todos os Adipômetros fabricados pela Sanny possuem laudo de calibração. 

A calibração é realizada através de blocos padrões com rastreabilidade RDC (rede brasileira de calibração). Sempre que for necessária a calibração do seu equipamento, a Sanny realiza o processo e emite o laudo, tudo isso sem custo para o cliente.