Bioimpedâncias

Bioimpedâncias Tetrapolar Profissional | Aparelhos Sanny

Se você é profissional que atua na área da saúde, com certeza conhece bem e faz parte do seu cotidiano realizar o exame de bioimpedância, não é mesmo?

Este exame é muito conhecido e utilizado para avaliar se as atividades físicas ou a dieta estão funcionando de forma ideal para o paciente, por exemplo.

O exame de bioimpedância é uma forma de conseguir mensurar como está a evolução da pessoa conforme o tempo da prática de atividade física.

Normalmente ele é feito a cada 2 ou 3 meses. Esse é um bom período para comparação de resultados e análise de evolução da composição corporal da pessoa.

É comum que academias disponibilizem esse exame a seus alunos, mas você também pode realizar em consultas a nutricionista, endocrinologistas ou profissional de educação física.

Mas para fazer um exame de bioimpedância, o profissional precisa utilizar um aparelho especial, para conseguir captar os resultados.

Bioimpedâncias da Sanny: Conheça cada modelo!

A bioimpedância da Sanny utiliza a corrente elétrica, que é transmitida ao corpo através de quatro eletrodos, os quais são fixados à pele da pessoa. Por meio dela, é possível descobrir a quantidade de músculos, gorduras e água no corpo.

Para a bioimpedância gerar os resultados de forma correta, é importante inserir alguns dados do avaliado como a idade, sexo, altura e intensidade da atividade física praticada por ele. Os equipamentos da Sanny permitem a inserção desses dados.

Na Sanny trabalhamos com dois modelos diferentes bioimpedâncias: a Bioimpedância Tetrapolar Profissional | AF Sanny BIA1011AF e Bioimpedância Tetrapolar Profissional | Sanny BIA1010.

O modelo Sanny BIA 1011AF atende às especificações de normas internacionais para equipamentos eletromédicos, sendo o único equipamento que mostra ângulo de Fase, Impedância, Resistência e Reatância.

Enquanto o outro modelo Sanny BIA1010 é leve e com design arrojado, o que facilita o transporte e fornece maior resistência ao equipamento. Independente do seu objetivo, os dois modelos são excelentes para conseguir realizar o exame de bioimpedâncias a seus pacientes!

Os modelos geram laudos de resultados que podem ser impressos ou enviados diretamente para o email do avaliado, mostrando os resultados da composição corporal, inclusive com gráficos comparativos entre as avaliações já realizadas.

Exame de Bioimpedância

A Bioimpedância é um Exame que tem como objetivo analisar a composição corporal, através dele é possível saber os valores dos diferentes componentes corporais como Gordura Corporal, Massa Muscular Esquelética e Água Corporal Total.

O modelo de Bioimpedância da Sanny BIA1011-AF, também mostra os valores de ngulo de Fase e Impedância. A realização do exame de Bioimpedância é um procedimento simples.

Feito através da passagem de uma corrente elétrica de baixa amperagem pelo corpo do avaliado, obtém os valores da composição corporal dos diferentes compartimentos. A passagem da corrente elétrica é totalmente indolor e imperceptível para o avaliado.

Como funciona a Bioimpedância

O aparelho de bioimpedância gera uma corrente elétrica e os componentes corporais oferecem uma resistência diferenciada à passagem dessa corrente. Os ossos e a gordura, que contém uma pequena quantidade de água, constituem um meio de baixa condutividade, ou seja, de alta resistência à passagem da corrente elétrica.

Já a Massa Muscular e outros tecidos ricos em água e eletrólitos são bons condutores, permitindo mais facilmente a passagem da corrente elétrica gerando valores de resistência menores.

Segundo as leis de Ohm, a resistência de uma substância é proporcional à variação da voltagem de uma corrente elétrica a ela aplicada. Desta forma, por um sistema tetrapolar, o exame de bioimpedância é realizado com dois eletrodos fixados à região dorsal da mão direita e dois à região dorsal do pé direito do avaliado.

Dessa forma o aparelho de bioimpedância irá identificar os níveis de resistência e reatância do organismo, avaliando a composição corporal e identificando a quantidade de gordura corporal, massa muscular e água corporal.

Como escolher entre os modelos de Bioimpedâncias

Ao escolher o seu equipamento de Bioimpedância é importante saber para qual finalidade de uso o equipamento será utilizado, se será profissional ou residencial, por exemplo.

Os modelos de Bioimpedância residenciais são mais simples, com baixo nível de precisão e não tem registro ANVISA, obrigatório para os modelos profissionais.

Já os monitores de Bioimpedâncias Profissionais são precisos, confiáveis, com alto grau de fidedignidade e reprodutibilidade, além disso devem ter obrigatoriamente registro ANVISA.

É importante destacarmos a importância da utilização de uma correta equação de regressão, de acordo com o biótipo do avaliado.

As equações devem ser específicas para cada avaliado, de acordo com a idade, sexo e nível de atividade física, por esse motivo as equações devem sempre ser disponibilizadas pelos fabricantes.

As Bioimpedâncias da Sanny, além de mostrarem as equações utilizadas, permitem que o profissional selecione a equação desejada de acordo com o biótipo do avaliado.

Qual profissional pode realizar o Exame de Bioimpedância

Em relação a quem pode realizar o exame de bioimpedância, não há necessidade de um profissional específico. Qualquer pessoa que possua treinamento adequado ou seja orientada por um profissional habilitado consegue realizar o exame. O qual pode ser feito em cerca de 2 minutos, sendo rápido e fácil.

Entretanto, na hora de analisar os resultados, estes somentes devem ser feitos por profissionais da saúde, como: endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física.

Bioimpedâncias: Preparo para o Exame

Para realizar o exame de bioimpedância são necessários alguns cuidados, como:

  • Ficar de jejum de pelo menos 4 horas;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48h antes do exames;
  • Não praticar atividades físicas extenuantes nas 24 horas antes de fazer o exame;
  • Urinar pelo menos 30 minutos antes do exame;
  • Permanecer por 5 minutos deitado na posição de decúbito dorsal (deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados) antes da realização do exame.

Contra indicações das bioimpedâncias

A realização da bioimpedância é contra indicada para gestantes e portadores de qualquer implante eletromédico como marca-passo ou implante coclear.