Bioimpedâncias

BIOIMPEDÂNICA 

O Exame de Bioimpedância

Bioimpedância é um Exame que realiza a análise da composição corporal, através dele é possível saber os valores dos diferentes componentes corporais como Gordura Corporal, Massa Muscular Esquelética e Água Corporal Total. Os modelos de Bioimpedância da Sanny, também mostram os valores de Ângulo de Fase e Impedância.

O Exame de Bioimpedância é um procedimento simples que através da passagem de uma corrente elétrica de baixa amperagem pelo corpo do avaliado, obtém os valores da composição corporal dos diferentes compartimentos. A passagem da corrente elétrica é totalmente indolor e imperceptível para o avaliado.

Como funciona a Bioimpedância

Os componentes corporais oferecem uma resistência diferenciada à passagem da corrente elétrica. Os ossos e a gordura, que contém uma pequena quantidade de água, constituem um meio de baixa condutividade, ou seja, de alta resistência à passagem da corrente elétrica. Já a Massa Muscular e outros tecidos ricos em água e eletrólitos são bons condutores, permitindo mais facilmente a passagem da corrente elétrica gerando valores de resistência menores.

Segundo as leis de Ohm, a resistência de uma substância é proporcional a variação da voltagem de uma corrente elétrica a ela aplicada. Desta forma, por um sistema tetrapolar, o exame de bioimpedância é realizado com dois eletrodos fixados à região dorsal da mão direita e dois à região dorsal do pé direito do avaliado, dessa forma o aparelho de bioimpedância irá identificar os níveis de resistência e reatância do organismo, avaliando a composição corporal e identificando a quantidade de gordura corporal, massa muscular e água corporal.

Modelos de Bioimpedância

Para escolher o modelo de Bioimpedância é importante saber para qual finalidade de uso o equipamento será utilizado, profissional ou residencial.

Modelos residenciais são modelos mais simples, com baixo nível de precisão e não tem registro ANVISA, obrigatório para os modelos profissionais.

Os modelos de Bioimpedância Profissionais são equipamentos precisos, confiáveis, com alto grau de fidedignidade e reprodutibilidade, além disso devem ter obrigatoriamente registro ANVISA. É importante destacarmos a importância da utilização de uma correta equação de regressão, de acordo com o biótipo do avaliado. As equações devem ser específicas para cada avaliado, de acordo com a idade, sexo e nível de atividade física, por esse motivo as equações devem sempre ser disponibilizadas pelos fabricantes. As Bioimpedâncias da Sanny, além de mostrarem as equações utilizadas, permite que o profissional selecione a equação desejada de acordo com o biótipo do avaliado.

Qual profissional pode realizar o Exame de Bioimpedância

O exame de bioimpedância é muito fácil e rápido de ser aplicado, demora cerca de 2 minutos e pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que a mesma tenha o treinamento adequado ou seja orientada por um profissional habilitado, porém os resultados somente devem ser avaliados e interpretados por profissionais da saúde como endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física.

Preparo para a realização do Exame de bioimpedância

O avaliado deve seguir algumas orientações antes de realizar o exame de bioimpedância:

- Jejum de pelo menos 4 horas.

- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao exame.

- Não realizar atividades físicas extenuantes nas 24 horas anteriores ao exame.

- Urinar pelo menos 30 minutos antes.

- Permanecer 5 minutos deitado em decúbito dorsal antes da realização do exame.

Contra indicações

O Exame de Bioimpedância é contra indicado para gestantes e portadores de qualquer implante eletromédicos como por exemplo marca-passo ou implante coclear.